08 setembro 2023

Após ataques criminosos à sede do sindicato dos jornalistas, presidente lança projeto para manter entidade funcionando

‘Foi uma ação nefasta’ diz presidente do Sindjor-PB depois de lançar vaquinha virtual e procurar colaboração de associações, sindicatos e outras instituições para tentar salvar a entidade.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas, lançou nesta sexta-feira (01) uma campanha de arrecadação de recursos para tentar recuperar a sede do Sindicato que foi alvo de diversos ataques criminosos resultando em furtos de equipamentos, destruição de documentos e depredação da estrutura do prédio. A “vakinha” já está ativa e tem como objetivo arrecadar R$ 107 mil para repor o que foi perdido, quebrado, danificado e roubado. Segundo o presidente, a campanha é a única forma de salvar a entidade.

A sede do Sindicato sofreu diversos ataques criminosos nos meses de junho e julho deste ano, sendo que na última investida, além do furto de equipamentos, também houve a destruição de documentos, móveis e depredação do prédio. “Sofremos nos dias 12, 28, 29 e 30 de junho e nos dias 1 e 2 de julho ações de criminosos que arrombaram a nossa sede e roubaram tudo que existia em nossa entidade. O que eles não conseguiram levar, eles quebravam ou inutilizavam todo o material.  O nosso prejuízo ultrapassa os R$ 100 mil”, disse Land Seixas em conversa com nossa reportagem.

Além da vaquinha virtual, a diretoria do Sindjor-PB está buscando recursos com entidades parceiras, como sindicatos, associações, entidades de classe, setores do comércio e outras instituições que vêm colaborando com a reestruturação da sede do sindicato.

Localizada no Varadouro, nas proximidades do centro histórico de João Pessoa, a sede do Sindjor-PB não foi o único alvo dos criminosos, pois os comerciantes vêm sofrendo com a criminalidade no local, registrando diversos encerramentos de atividades e a contratação de segurança privada para manter a integridade do patrimônio e a segurança de clientes e funcionários. Land também informou que foram feitos Boletins de Ocorrência e que a Polícia Militar foi acionada. “Sentimos uma total falta de segurança”, enfatizou.

O atendimento presencial na sede do Sindicato está sendo realizado de forma precária, apenas para preservar as instalações, mas o serviço burocrático está sendo executado na residência do presidente, uma vez que o prédio da entidade não oferece qualquer condição para o trabalho. “O Sindicato está funcionando em minha residência, onde tento realizar as tarefas cotidianas e dar andamento aos processos que se acumulam”, disse Land Seixas ao Portal GPS.

A “Vakinha’ já está disponível e tem como objetivo arrecadar R$ 107 mil para repor as perdas e reformar a sede do Sindicato. Qualquer profissional da imprensa, filiados do Sindicato ou interessados em ajudar podem contribuir através de doações em Pix, boleto ou cartão de crédito, e ainda concorrer a uma premiação de R$ 15 mil. “Os bandidos deixaram um rastro de destruição, além de roubar objetos de valor (computador, impressoras, aparelhos de ar-condicionado, lustres, fiação elétrica, etc) da sede de nossa categoria, eles rasgaram poltronas, quebraram fechaduras e paredes, arrancaram torneiras e pias, entre outros atos de vandalismo. A ‘vakinha’ e a colaboração de instituições parceiras são as formas que encontramos para reconstruir a nossa entidade. Estamos apostando nesse processo. Pode ser a única salvação. Se não der certo, significa o fechamento de nossa entidade”, disse Land Seixas.

A diretoria do Sindjor-PB fez um levantamento do que foi subtraído e destruído da sede. O prejuízo causado à instituição vai além da simples reposição de equipamentos e mobiliário, pois além dos furtos, muita coisa foi destruída como o forro de gesso que foi completamente quebrado para a subtração de luminárias, lâmpadas e da fiação, sofás foram rasgados, torneiras e pias furtadas, aparelhos condicionadores de ar, bebedouros, computadores e todas as cadeiras plásticas do auditório foram levados, janelas e portas danificadas e documentos foram completamente destruídos. Além da reposição de tudo que foi quebrado ou furtado, a reconstrução da sede ainda exigirá mão de obra qualificada para repor toda a rede elétrica, pintura e reposição de gesso.

Clique AQUI e veja as fotos do antes e do depois do saque e destruição da sede do Sindicato.

Veja o levantamento:

RELAÇÃO DO MATERIAL NECESSÁRIO PARA

RECONSTRUÇÃO DA SEDE DO SINDJOR-PB

- GESSO DO TETO DO AUDITÓRIO;

- 06 METROS DE LARGURA POR 20 DE COMPRIMENTO (06X20);

RESTAURAÇÃO E PINTURA DE PAREDES DESTRUÍDAS;

- PARTE ELÉTRICA: 35 TOMADAS E INTERRUPTORES, 04 ROLOS DE FIO DE 100 METROS (FIOS DE 2,5mm);

07 FECHADURAS PARA AS PORTAS DE VIDROS;

- 01 (uma) PIA DE INOX TAMANHO GRANDE;

40 LUMINÁRIAS DE TETO,  SENDO 20 PARA O TÉRREO  (ADMINISTRATIVO) E 20 PARA O AUDITÓRIO;

- 01 (UMA) TELEVISÃO DE 50 POLEGADAS;

- 02 (DOIS) COMPUTADORES;

- 01 (UMA) IMPRESSORA COM  CARTUCHOS COLORIDOS E DURAÇÃO DE LONGO TEMPO.

- 01 CAIXA DE SOM MÓVEL, PARA EVENTOS ;

- 03 MICROFONES;

- 03 APARELHOS DE AR CONDICIONADO, COM CAPACIDADE (48 MIL BTU/h) E RESPECTIVOS COMPRESSORES.

- 01 SPLIT DE 12 MIL BTUs.

- 01 CONJUNTO DE POLTRONAS;

- 04 CADEIRAS

- 01 CONJUNTO DE CADEIRAS TRIPLEX.

- 01 ESTANTE

- 01 ESCRIVANINHA

- 01 MESA COM 06 LUGARES PARA REUNIÕES.

- 60 CADEIRAS PARA O AUDITÓRIO

- 01 BEBEDOURO

- 04 TORNEIRAS

O saque e o vandalismo à sede do Sindicato foi notícia nacional na Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e nos principais órgãos de impressa do país, como Brasil de Fato, Folha de São Paulo, dentre outros, veja abaixo alguns links:

BRASIL DE FATO

FOLHA DE SÃO PAULO

FENAJ

Veja mais informações sobre o Sindjor-PB na página do Facebook e no site do sindicato:

A contribuição com a “Vakinha” pode ser feita no link:

Da Redação do Portal GPS.