18 setembro 2023

Diretor do Sindicato dos Jornalistas é premiado por matéria sobre empreendedorismo no Sertão da Paraíba

Jornalista Severino Lopes conquista o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo com matéria que mostra o processo de produção e as novas estratégias de vendas de redes de São Bento, um importante polo têxtil do Nordeste

O diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), Severino Lopes de Sousa, conquistou o segundo lugar na categoria “Texto”, com a matéria “Redes Conectadas com o mundo, que geram descanso e impulsionam o desenvolvimento regional” na etapa estadual da Paraíba do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023 (PSJ), que contou com 58 trabalhos inscritos. A cerimônia da 10ª edição da premiação foi realizada no último dia 11, na casa de eventos Maison Blu’nelle, em João Pessoa. A Paraíba ocupou o quarto lugar do Nordeste e o décimo segundo do Brasil em número de inscrições.

O Prêmio Sebrae de Jornalismo valoriza os profissionais de imprensa que amplificam a voz e o trabalho de empreendedores de pequenos negócios. É o reconhecimento de quem atua para mostrar que o sonho de empreender é capaz de transformar a vida de milhões de brasileiros. Como nos anos anteriores, a 10ª edição está sendo realizada em três etapas: a primeira, em nível estadual, classifica os concorrentes para a etapa regional, que definirá os finalistas da etapa nacional.

Além do reconhecimento aos melhores trabalhos em quatro categorias (Texto, Áudio, Foto e Vídeo), este ano estreia o prêmio especial Empreendedorismo Social, um incentivo à produção de conteúdos que abordem o empreendedorismo social como uma força capaz de impactar uma realidade local, regional ou nacional.

Severino Lopes faz parte do Conselho Fiscal do Sindjor-PB e concorreu pelo site PB AGORA, representando a equipe que contou ainda com a revisão da editora Márcia Dias. Para produzir a matéria, Severino Lopes ouviu empresários do setor, microempreendedores e pessoas ligadas a produção de redes. O anúncio do segundo lugar foi comemorado pela equipe.

O texto premiado de Severino Lopes pode ser acessado no link

Concluída a etapa estadual, os primeiros lugares de cada categoria avançam para a fase regional do PSJ, que será a responsável por selecionar os finalistas para a edição nacional do prêmio.

Confira o resultado final do 10º Prêmio Sebrae de Jornalismo na Paraíba:

- Categoria Jornalismo em Texto:

*    1º lugar: Série Energia Nossa II (Jornal da Paraíba)

Representante do trabalho: Laerte Cerqueira

·       2º lugar: Redes conectadas com o mundo, que geram descanso e impulsionam o desenvolvimento regional (PB Agora)

Representante do trabalho: Severino Lopes

·       3º lugar: Série Empresas Longevas (Jornal A União)

Representante do trabalho: Thadeu Rodrigues

- Categoria Jornalismo em Vídeo:

*   1º lugar: Série Desafios Paraíba (TV Cabo Branco/TV Paraíba)

Representante do trabalho: Laerte Cerqueira

·       2º lugar: A RENDA QUE DÁ RENDA – Com incentivo, artesãs de Monteiro conquistam o mundo através da tradição (TV Correio/Record TV)

Representante do trabalho: Lucas Santos

·       3º lugar: São João além do PP: a festa como engrenagem da cultura e economia de uma cidade inteira (Rede ITA)

Representante do trabalho: Renata Fabricio

- Categoria Jornalismo em Áudio:

*   1º lugar: Série “Santos De Casa” (Rádio CBN João Pessoa)

Representante do trabalho: Hebert Araújo

·       2º lugar: Mães Empreendedoras (Rádio Tabajara)

Representante do trabalho: Evellyn Lima

·       3º lugar: Série Especial Nordeste Agro (Rádio Correio 98,3 FM)

Representante do trabalho: Wendell Rodrigues

- Categoria Fotojornalismo:

* 1º lugar: Turismo de base comunitária impulsiona economia criativa na Paraíba (Termômetro da Política)

Representante do trabalho: Felipe Gesteira

·       2º lugar: Produção da pitaia ganha espaço na Paraíba e transforma agricultura familiar (Portal Mais PB)

Representante do trabalho: Juliana Santos

Da Redação do Portal GPS com informações do PB Agora, Sebrae e Sindjor-PB.