28 outubro 2023

Diretoria do Sindjor-PB articula doações de recursos com instituições para reconstrução da sede do sindicato

Land Seixas é recebido em reuniões na Receita Federal, TCE-PB e Fecomércio-PB e garante recursos financeiros e logísticos para reconstrução da sede do sindicato dos jornalistas

Audiência com o Nominando Diniz, presidente do TCE-PB. Estavam presentes Severino Ramalho Leite, presidente da Academia Paraibana de Letras do Estado da Paraíba, a secretária geral da Academia, Marcela Sitonio; Land Seixas e Luiz Conserva, da diretoria do Sindjor-PB.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas de Carvalho, vem promovendo uma verdadeira peregrinação entre instituições das mais diversas categorias para angariar recursos com o objetivo de tentar recuperar a sede do Sindicato que recentemente foi alvo de diversos ataques criminosos resultando em furtos de equipamentos, destruição de documentos e depredação da estrutura do prédio. Esta semana, Land Seixas visitou o Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Receita Federal e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio-PB).

Land Seixas e o delegado adjunto da Receita Federal, Alcir Morais de Lucena

No último dia 26, o delegado adjunto da Receita Federal, Alcir Morais de Lucena, recebeu o jornalista Land Seixas, momento em que foram tratados de assuntos referentes a reconstrução da sede do sindicato. Também aconteceu uma reunião com o presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros e uma audiência com o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba, Nominando Diniz.

Reunião com o presidente da Fecomércio. Estavam presentes pela comissão
de crise, Severino Ramalho Leite, presidente da Academia Paraibana de Letras
  e Land Seixas e Luiz Conserva, diretores do Sindjor-PB

A diretoria do Sindjor-PB criou uma comissão de crise composta por jornalistas e repersentantes de instituições para acompanhar e ajudar no projeto de reconstrução do Sindicato. Já foram visitados oito sindicatos de trabalhadores e conselhos de classe, e a iniciativa vem recebendo apoio de artistas, que estão doando obras de arte e promoverão eventos para ajudar no projeto.

As secretarias de comunicação do Estado e do município de João Pessoa também estão engajadas nessa campanha de solidariedade e todas as entidades, sindicados, jornalistas, artistas e órgãos governamentais estão programando a destinação de recursos financeiros, logísticos e de mão de obra especializada para atingir o objetivo de reconstrução do Sindicato que foi fundado em 1959 e tem uma ampla história de lutas e conquistas no setor da imprensa paraibana.

Para Land Seixas, reativar o sindicato é uma questão de resistência e mais uma luta em que a instituição está travando para se manter na defesa dos profissionais do jornalismo na Paraíba. “Reconstruir e reativar o sindicato é uma questão de resistência. Estamos visitando associações, sindicatos, órgãos governamentais, políticos, as empresas e a sociedade para pedir ajuda. Vamos voltar mais fortes que antes, manter a luta pela categoria dos jornalistas. Em breve estaremos anunciando as primeiras ações da reconstrução de nossa sede e posteriormente faremos a prestação de contas detalhada dos recursos doados, juntamente com os agradecimentos a todos que contribuíram”, disse o presidente do Sindjor-PB.

O sindicato também está com uma “vaquinha virtual” para arrecadar recursos. Quem quiser contribuir pode fazer a doação através do link:

* Por Jorge Galdino - Jornalista