Projeto foi aprovado por unanimidade e encaminhado para sanção do Governo do Estado
A nova data será comemorada no dia 7 de abril e a Semana Estadual do(a) Jornalista, a ser instituída, anualmente, na semana em que recaia o dia 07 de abril - Dia Nacional e Estadual do(a) Jornalista. As datas passam a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado.
Em sua justificativa, o parlamentar destaca que “a profissão de jornalista é indispensável para a sociedade. O acesso e a divulgação das informações permitem o conhecimento dos destinatários, ensejando empoderamento e reforçando a capacidade de crítica e atuação dos cidadãos. A atividade dos jornalistas e das jornalistas é, pois, instrumento de transparência, de estímulo ao exercício da cidadania e de manutenção da democracia. Esses aspectos denotam a necessidade de valorização dos profissionais e de permitir as devidas condições para o livre desempenho de todas as atividades concernentes à atividade de jornalista. A importância da profissão é destacada pelo Dia Nacional do(a) Jornalista, estabelecido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em alusão a Giovanni Battista Libero Badaró, que, na sua função de jornalista, combateu a monarquia portuguesa e defendeu a independência do Brasil. A instituição do Dia Estadual do(a) Jornalista e da Semana Estadual do (a) Jornalista no âmbito do Estado da Paraíba permite, logo, o recrudescimento do necessário destaque que deve ser conferido à referenciada profissão”.
Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas, o projeto de lei amplia a data que já é comemorada nacionalmente no dia 07 de abril e valoriza a categoria que tem grande relevância para a democracia, na formação de opinião e no combate à campanha de disseminação do ódio e de fake News. “O projeto de lei vem ampliar as homenagens do dia do jornalista, que é comemorado nacionalmente no dia 07 de abril, e assim teremos a instância estadual também envolvida nessa data, ampliando ainda para toda uma semana em que podemos, além de comemorar, promover debates, reflexões, campanhas e outras ações para valorizar e lutar por melhorias para essa tão importante categoria indispensável para a democracia, para a liberdade de expressão e essencial na formação de opinião, no combate à disseminação do ódio e das fake news, mazelas que assolam nossa sociedade na atualidade”, disse Land Seixas.
Acesse AQUI o projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário