16 outubro 2024

Jornalistas da Paraíba decidem termos da convenção coletiva em assembleia geral na noite desta quinta-feira

Banco de horas, reposição de perdas salariais, reajuste salarial e período de duração da convenção serão alguns dos pontos a serem discutidos e deliberados na assembleia



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizará, na noite desta quinta-feira (17), uma assembleia geral com a categoria para discutir e deliberar sobre os termos da convenção coletiva de trabalho dos profissionais que trabalham nas empresas privadas de comunicação no Estado da Paraíba. O texto-base do documento vem sendo discutido entre representantes do Sindjor-PB e do Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão do Estado da Paraíba e agora será colocado para deliberação da categoria.

13 outubro 2024

Novos dirigentes, conselheiros fiscais e membros da comissão de ética tomam posse para o mandato 2024/2027 no Sindicato dos Jornalistas da Paraíba

Assinatura do termo de posse aconteceu neste sábado (12), na sede do Sindjor-PB, em clima de confraternização



Os novos dirigentes, conselheiros fiscais e membros da comissão de ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) tomaram posse durante todo o dia de ontem (12), na sede da instituição. Os novos ocupantes dos cargos terão um mandato de 3 anos (de 12/10/2024 a 11/10/2027). A posse aconteceu de forma simples e em clima de confraternização.

27 setembro 2024

Sindjor-PB implanta novo sistema de pagamentos de mensalidades

Nova modalidade garante pagamentos através de PIX e código de barras, conferindo agilidade, transparência e controle para os filiados


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) implantou, nesse final de semana, o novo sistema de pagamentos de mensalidades sindicais através de boletos bancários. A nova modalidade permite agilidade, segurança e controle por parte dos sindicalizados e automação nos registros por parte do Sindicato.

24 setembro 2024

CAMPANHA SALARIAL – Sindicatos negociam proposta de convenção coletiva para jornalistas da Paraíba

Reajustes salariais, direitos autorais, benefícios trabalhistas e melhores condições de trabalho estão em pauta nas negociações entre empresários e representantes dos jornalistas 




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) e o Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão do Estado da Paraíba iniciaram as negociações em torno de uma proposta de convenção coletiva. A reunião aconteceu na sala de reuniões da TV Tambaú, em João Pessoa, na manhã desta segunda (23), quando os sindicatos discutiram detalhes de um acordo para restabelecer a normatização entre os jornalistas e empresários. A segunda rodada de negociações acontecerá na próxima segunda-feira (30).

20 setembro 2024

Fenaj retoma emissão da Carteira Nacional de Jornalista

O documento de identificação pessoal e profissional volta com novo fornecedor. Confira novos valores, prazos e forma de solicitação



A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) retomou a emissão da Carteira Nacional de Jornalista no último dia 16. O documento de identificação profissional, criado pela lei nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982, está sendo produzido por um novo fornecedor, a empresa Valid, que está dando prioridade à emissão das carteiras já solicitadas e pagas pelos jornalistas junto aos Sindicatos durante o período em que a emissão estava suspensa.

13 setembro 2024

Sindicato dos Jornalistas elege novos dirigentes, conselheiros e membros da comissão de ética

Chapa única encabeçada por Jorge Galdino e Antônio Nunes é eleita com 97% dos votos em assembleia virtual realizada na noite de quinta-feira



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizou assembleia virtual com votação eletrônica na noite desta quinta-feira (12) em que elegeu os novos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal e da comissão de ética. A assembleia teve início às 19h30 e se estendeu até às 22h. O formato da votação permitiu que jornalistas de todo o Estado da Paraíba votassem, resultando no comparecimento de 81,58% dos filiados aptos ao voto. A chapa única recebeu 97% dos votos válidos e 3% votaram em branco. O resultado da apuração dos votos foi divulgado alguns minutos após o término da votação.

Jornalistas Antônio Nunes, Land Seixas e Jorge Galdino

A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. É a primeira vez em 65 anos de existência do Sindicato que um jornalista fora do eixo João Pessoa / Campina Grande consegue chegar à presidência da entidade, representando e fortalecendo o jornalismo de Sapé e do interior da Paraíba na representação da classe. “Agradeço, em nome de todos os integrantes da chapa, a confiança em nossas propostas e o alto índice de comparecimento na votação, isso só aumenta a responsabilidade em retribuir tamanha honra, representar o jornalismo da Paraíba e trabalhar para unificar, dignificar e valorizar todos os jornalistas profissionais, além do desafio de restaurar nosso sindicato tão abalado pela pandemia e pelos diversos sinistros criminosos que sofreu nossa sede”. O trabalho e a luta só estão começando”, disse Jorge Galdino.

10 setembro 2024

Cláudia Carvalho e ParlamentoPB vencem Prêmio Sebrae de Jornalismo com matéria sobre reeducandas

Jornalista é diretora de comunicação do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, que pelo segundo ano seguido tem dirigente premiado



A jornalista Cláudia Carvalho, editora do ParlamentoPB, conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação tem como objetivo reconhecer as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios, veiculadas em diferentes canais da imprensa. Cláudia também é diretora de comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), que no segundo ano consecutivo tem diretores premiados. Em 2023, o Jornalista Severino Lopes, também diretor do Sindjor-PB, conquistou o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo com matéria que mostra o processo de produção e as novas estratégias de vendas de redes de São Bento, um importante polo têxtil do Nordeste.

08 setembro 2024

Sindicato dos Jornalistas divulga modelo de chapa oficial para eleições na próxima quinta-feira

Eleições sindicais acontecerão através em assembleia virtual com votação eletrônica. Serão eleitos dirigentes, conselheiros fiscais e membros da comissão de ética


Antônio Nunes, Land Seixas e Jorge Galdino

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) apresentou neste domingo (8) a chapa oficial eletrônica que será utilizada nas eleições sindicais que acontecerão na noite da próxima quinta-feira (12). O pleito acontecerá através de assembleia virtual que terá início às 19h30 e se estenderá até às 22h. A votação acontecerá durante o período da assembleia.

30 agosto 2024

Jornalista e escritor Genedilson Monteiro lança livro no próximo dia 7

Ebook do livro "Casa de Barro Branco e Areia" já está disponível na Amazon 

O jornalista e escritor Genedilson Monteiro lança, no próximo dia 07 de setembro, a obra intitulada "Casa de Barro Branco e Areia", uma narrativa poética e introspectiva sobre o amor, o abandono e a busca por reconciliação, que convida o leitor a refletir sobre as dores e as belezas da vida. Um livro que fala de perdas, mas também de reencontros, redenção e autodescoberta, de maneira delicada e tocante. Um drama poético que se destaca pela narrativa envolvente e pela complexidade de seus personagens, abordando questões como identidade, memória e a conexão entre o passado e o presente, utilizando elementos da lenda indígena para tecer uma história atemporal e profundamente tocante.

Nascido em Campina Grande-PB, Genedilson Monteiro estreia sua carreira literária como um autor que cria experiências literárias únicas, com uma expressão autêntica de sua visão do mundo enraizadas em um contexto cultural específico, mas que possuem uma ressonância universal, cuja obra se caracteriza pela fusão entre poesia e ficção.

27 agosto 2024

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba realiza eleições no próximo dia 12 em chapa única

Chapa ‘Linha Independente’ apresenta renovação de dirigentes e maior participação feminina 



O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizará as eleições para o novo mandato da diretoria, conselho fiscal e comissão de ética que vai administrar a entidade por três anos (2024/2027). O pleito acontecerá em chapa única, de forma virtual, no próximo dia 12 de setembro, depois de uma prorrogação de seis meses do mandato da atual diretoria, ocasionado por conta de sinistros ocorridos na sede do sindicato, que foi vítima de diversos arrombamentos que resultaram em furtos de equipamentos, danificação da estrutura física do prédio e destruição de mobiliário e documentos.

A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. A nova composição da chapa apresenta uma representação de jornalistas de diversas regiões do Estado, contemplando as cidades de Sapé, Campinha Grande, Picuí, Patos e João Pessoa. A representação feminina aumentou de 6 para 8, e as jornalistas estão distribuída na diretoria executiva, conselho fiscal e comissão de ética.

14 agosto 2024

MISSA DE SÉTIMO DIA – Fred Seixas de Carvalho

 

Acontecerá nesta quinta-feira(15), às 17h, na Igreja do Rosário, no Bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, a MISSA DE SÉTIMO DIA em sufrágio da alma de FRED SEIXAS DE CARVALHO, irmão do jornalista Land Seixas. Fred faleceu na sexta-feira (09).

Fred Seixas trabalhou no Jornal O Norte e no Jornal A União. Depois, trabalhou como Engenheiro. Morava em Fortaleza-CE.

A família enlutada agradece a todos que comparecerem a este ato Cristão.

09 agosto 2024

Centro Acadêmico de Jornalismo dá boas-vindas aos calouros na Semana dos Feras 2024.2

Durante a semana, haverá diversas atividades incluindo gincanas, trotes, uma feira de profissões e um tour completo pela universidade



O Centro Acadêmico de Jornalismo (Cajor) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está se preparando para receber os(as) novos(as) estudantes do curso com uma série de atividades especiais programadas para a Semana dos Feras, que ocorrerá entre os dias 12 e 16 de agosto, das 8h às 12h e das 18h30 às 21h. O evento, organizado pelos integrantes do Cajor, em conjunto com monitores veteranos, também discentes de Jornalismo, visa promover a integração e adaptação dos calouros ao ambiente universitário.

01 agosto 2024

Serraria: Caminhos do Frio homenageia jornalista Wellington Farias, neste fim de semana

 


A programação do final de semana da Rota Cultural Caminhos do Frio em Serraria, no brejo da Paraíba, terá homenagem ao jornalista Wellington Farias. Com mais de 40 anos de carreira dedicada ao Jornalismo, Wellington faleceu em 2023, aos 67 anos, vítima de um câncer avançado.

Conforme apurou o site ClickPB, a Rota Cultural Caminhos do Frio, que todos os anos passa pelas cidades do brejo paraibano, chegou a Serraria na segunda-feira (29). A abertura aconteceu às 7h30 com apresentação da banda marcial municipal Princesa do Brejo.

31 julho 2024

Conselho Superior da Defensoria Pública escolhe Inise Machado como nova ouvidora-geral

 

O Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) elegeu nesta segunda-feira (29), a jornalista e teóloga, Inise Machado de Lima, como a nova ouvidora-geral da instituição. A escolha contou com sete votos e aconteceu durante a 126ª Sessão Ordinária do Conselho. Ela assumirá o cargo para atuação no biênio 2024/2026. A posse deve acontecer em até 15 dias.

A definição se deu a partir da lista tríplice formada por representantes da sociedade civil, através dos Conselhos Estaduais de Direitos, no último dia 24 de julho. Entre os nomes que também disputavam a vaga de ouvidor-geral, estavam Jéssica Djully da Silva Bernardo, que recebeu dois votos, e Adeilson Félix da Rocha, que obteve um voto dos membros.

25 julho 2024

ELEIÇÕES SINDICAIS - Sindjor convoca filiados para assembleia geral extraordinária na próxima segunda

Assembleia acontece no dia 29, de forma virtual. Link para participação será disponibilizado duas horas antes do início da assembleia




O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realiza na próxima segunda-feira (29), uma assembleia geral extraordinária para aprovação do Regimento Eleitoral e escolha da Comissão que presidirá o pleito eleitoral. O Regimento complementa as regras já estabelecidas no estatuto do Sindicato, determinado os detalhes do calendário eleitoral, definindo a forma de votação, horários, locais e outras especificações.

O edital de convocação já foi publicado no Jornal A União no último dia 14, fixado na sede do Sindicato e publicado no site da instituição, convocando os filiados para o pleito eleitoral que tem o processo de votação marcado para o dia 12 de setembro deste ano, trazendo ainda o prazo para inscrição de chapas para cargos da Diretora, Conselho Fiscal e Comissão de Ética.

22 julho 2024

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba lamenta o falecimento de jornalista e fotógrafo Cláudio Goes

 FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS – FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDJOR-PB

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) expressa o profundo pesar pelo falecimento do jornalista e fotógrafo Cláudio Goes. Ao tempo que lamenta a morte do profissional, o Sindicato também manifesta os sentimentos e as condolências aos familiares, colegas e amigos do jornalista.

Cláudio Goes deixa uma lacuna impreenchível na categoria e o seu trabalho será lembrado por todos. Cláudio foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira (22) no apartamento onde atualmente residia na região Central em Campina Grande-PB.

Cláudio era natural de Patos, no Sertão paraibano, mas teve sua vida profissional em Campina Grande onde atuou em diversos meios de comunicação e assessorias como jornais A União, A Palavra e Gazeta do Sertão. Ele também era servidor público estadual.

O velório acontece no Campo Santo do Parque da Paz em Campina Grande e o sepultamento será às 9h de amanhã (23) no mesmo local.

A diretoria

21 julho 2024

Família Herzog critica Escola Vladimir Herzog por buscar militarização

Lugar de militar é nos quartéis”, diz Ivo Herzog. Escola em São Bernardo do Campo (SP) manifestou interesse em adotar modelo cívico-militar. Sindjor-PB se solidariza com familiares de Herzog no protesto pela atitude da Escola




O engenheiro Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, criticou nesta sexta-feira (19/7) a manifestação de interesse da Escola Vladimir Herzog, em São Bernardo do Campo (SP), em aderir ao modelo cívico-militar do estado de São Paulo. Na contramão do Ministério da Educação, o governo Tarcísio de Freitas pretende implantar o modelo em 45 escolas no próximo ano.

“Lugar de militar é nos quartéis, não nas escolas. A família Herzog protesta fortemente em relação ao projeto de tornar a Escola Estadual Jornalista Vladimir Herzog, uma escola civil-militar. Caso o projeto caminhe, iremos tomar as medidas cabíveis para que o nome do meu pai não se associe a esta atrocidade”, afirmou Ivo Herzog à coluna.

18 julho 2024

NOTA DE REPÚDIO - Agressão a Cacá Ramalho

 

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

 

NOTA DE REPÚDIO

 

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) repudia o tratamento dado ao jornalista Cassiano Lacerda Ferreira, mais conhecido como Cacá Ramalho, pelos proprietários do Supermercado Melo ao tentar impedir que o profissional realizasse matéria jornalística no estabelecimento, situado no Centro da cidade de Cajazeiras.

Ao ser impedido de trabalhar na profissão que ele sempre abraçou, Cacá ainda foi acusado pelos proprietários de estar alterado e perturbado, atrapalhando o atendimento aos clientes daquele ponto comercial.

Além do constrangimento no exercício da profissão, foi expulso do Mercado, conduzido coercitivamente em viatura policial,  ameaçado de ser agredido fisicamente e de ser algemado ao ser conduzido para a Delegacia local, como se fosse um criminoso perigoso, envergonhando dessa forma, um trabalhador que estava apenas tentando realizar o seu trabalho.

Diante disso, a entidade que congrega os jornalistas denuncia e solicita urgentemente às autoridades competentes daquele município, que seja feita justiça através de medidas legais para que fatos dessa natureza não mais se repitam.              

 

A DIRETORIA

06 julho 2024

Nota de Pesar – Jornalista Onaldo Mendes


FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS - FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA - SINDJOR-PB


O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) lamenta o falecimento do jornalista Onaldo Mendes, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 5, de morte natural em casa, aos 76 anos.

Onaldo era presidente do Clube do Feijão Amigo, membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo na Paraíba (Abrajet/PB) e da Associação Paraibana de Imprensa (API).

No final da década de 70, início da década de 80, ele era um dos principais produtores culturais de João Pessoa, trazendo para a capital paraibana shows memoráveis de Zé Ramalho e Amelinha, Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos, entre outras estrelas da Música Popular Brasileira.  Onaldo enveredou também pelo jornalismo, mais precisamente na área do turismo. 

Nesse momento de luto, expressamos nosso profundo pesar, na certeza de que o exemplo, as lembranças e o legado ficarão para servir de referência para familiares, amigos e profissionais da área.


A Diretoria

01 julho 2024

Prazo de inscrições para o ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ é prorrogado até o dia 5 de julho


Devido à instabilidade no portal da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) nos últimos dias, o prazo das inscrições para concorrer à 8ª edição do ‘Prêmio Afrafep Educação Fiscal 2024’ foi prorrogado até o dia 5 de julho em vez do prazo previsto inicialmente pelo regulamento, que seria nesta sexta-feira, 28 de junho. Com a prorrogação, os projetos das instituições e as matérias jornalísticas poderão ser publicados até o dia 5 de julho, que estarão valendo para concorrer aos prêmios.

13 junho 2024

NOTA DE PESAR - Jornalista Almir Serrano Veloso

 

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS - FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDJOR-PB
 

NOTA DE PESAR

 

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) lamenta o falecimento do jornalista e radialista ALMIR SERRANO VELOSO, na manhã desta quinta-feira, 13.

Natural de Mamanguape-PB, Almir apresentou durante 6 anos o programa Paraíba Debate, na Rádio Tabajara FM e foi professor do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, jornalista, músico e militante político.

Desde 2012, Almir Serrano vinha com a saúde muito debilitada, período em que, inclusive, chegou a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório está sendo realizado na funerária Rosa de Saron, no Centro de João Pessoa-PB.

Neste momento de luto dos familiares, amigos e colegas, o Sindjor-PB manifesta os votos de pesar, lamentando a perda do profissional, pai e marido.

 

A Diretoria

 

Sindjor-PB emite Nota de Repúdio contra ataques ao jornalista Geovanne Santos



FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS - FENAJ

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDJOR-PB


NOTA DE REPÚDIO

 

Existem duas premissas fundamentais para a democracia: a livre atuação política e a liberdade de expressão. Lutamos por décadas e conquistamos um pleno estado democrático de direito em nosso país, com um parlamento eleito pelo voto dos cidadãos e uma imprensa livre. Mas toda liberdade demanda respeito e responsabilidade!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), mais uma vez torna público todo o repúdio aos constantes ataques a jornalistas, desta vez na forma de pronunciamento proferido pelo vereador Rostand Paraíba (PP), que atacou verbalmente o profissional Geovanne Santos, chamando-o de “canalha”, durante seu discurso inflamado na Câmara de Vereadores de Campina Grande-PB, envergonhando a classe política, desrespeitando a Casa do Povo e agredindo a livre atuação jornalística.

A falta de decoro tem que ser apurada e punida pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Campina Grande, pois, pior que o desrespeito ao cidadão com palavreado de baixo calão de um representante do povo, é o ataque rasteiro ao trabalho da imprensa.

A imunidade parlamentar e a liberdade de expressão são conquistas democráticas decorrentes de muita luta, sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro e devem ser exercidas com liberdade e responsabilidade, contudo, nada pode justificar ataques pessoais, agressões verbais e físicas ou desrespeito a qualquer pessoa. 

Quando ataques ao cidadão e jornalista são proferidos por um parlamentar, só temos a lamentar, repudiar e cobrar providências, pois nosso povo não merece ser representado de forma tão vulgar e vergonhosa.

Diante de fatos como esse de tamanho ataque aos pilares de nossa democracia, nosso mais veemente repúdio e repulsa, em nome de todos os profissionais da imprensa paraibana.


A Diretoria

Foto: Jornalista Geovanne Santos - Campina Grande-PB




08 junho 2024

Sindicato dos Jornalistas emite nota sobre o descredenciamento de jornalsitas no Maior São João do Mundo

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAIBA 


NOTA

 

O SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA (Sindjor-PB) vem a público se manifestar contra o ato deplorável da empresa ART PRODUÇÕES E EVENTOS no recente acontecimento do descredenciamento inexplicável do jornalista MILTON FIGUEIREDO JÚNIOR e sua equipe, na cobertura jornalística do Maior São João do Mundo, em Campina Grande. A citada empresa é contratada pela Prefeitura de Campina Grande e paga com recursos públicos.

Independente dos motivos, o ato de tentar impedir o trabalho da imprensa é inaceitável, principalmente em um evento público, de repercussão nacional, que abriga a diversidade de costumes, cultura e pessoas, em que também deve prevalecer a diversidade de opiniões, de ponto de vista e a plena e irrestrita liberdade de expressão.

O Sindjor-PB vem mantendo contatos com as vítimas desse ato abusivo, oferecendo-lhes toda a assistência necessária e promovendo as medidas cabíveis para que tal atentado ao livre trabalho da imprensa seja reparado, e para que situações como essa não voltem a acontecer a nenhum profissional da imprensa ou cidadão, já que vivemos em um estado democrático de direito, com plena liberdade de pensamentos, opiniões e expressão.

O Sindicato dos Jornalistas também destaca a responsabilidade na apuração dos fatos, na oferta do sagrado direito ao contraditório e na plena apuração dos fatos, por isso, não se pauta pela régua de outras instituições ou pressões externas, uma vez que nossas ações são reconhecidas pela seriedade com que lidamos com fatos dessa natureza.

Nossa missão não é só emitir notas públicas, mas se amplia na assistência a nossos filiados, na representação legal, na defesa de toda a categoria e dos princípios democráticos, por isso nossa atuação não se limita a esta manifestação pública, pois iremos nos aprofundar nesse atentado à democracia.

O Maior São João do Mundo não pertence a políticos ou a instituições, é um patrimônio de todo nosso povo que não pode ser palco para preconceito, discriminação ou qualquer outro ato que resulte em cerceamento de direitos ou perseguição a quem quer que seja.

Nosso posicionamento não é seletivo, oportunista ou midiático, não poupamos políticos, instituições ou pessoas, nosso foco é, e sempre será, a defesa do jornalismo profissional, o respeito ao profissional e atuação responsável que já é tradição de nossa entidade.

 A DIRETORIA


 Foto: Jornalista Milton Figueiredo Júnior


06 junho 2024

Sindicato dos Jornalistas repudia utilização indevida de fotos de jornalistas paraibanas em sites de conteúdo adulto

Utilização indevida de fotos das jornalistas paraibanas está sendo investigada pela polícia e entidades se mobilizam contra crime cibernético


Jornalista Letícia Silva

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) está acompanhando as recentes investidas contra jornalistas paraibanas que tiveram suas fotos pessoais utilizadas indevidamente em sites de conteúdo para adultos.

A jornalista Letícia Silva gravou vídeo no último sábado (1) denunciando a utilização indevida de suas fotos em um site de conteúdo restrito para maiores de 18 anos.  A descoberta foi feita pela própria Letícia ao pesquisar seu nome no Google, onde encontrou imagens de viagens e campanhas de biquínis expostas indevidamente na plataforma.

A jornalista explicou que já vendeu biquinis e que na época costumava tirar fotos com os produtos para ajudar na divulgação. Foram essas fotos, tiradas de contexto, que foram publicadas na plataforma.

Depois da denúncia, ao menos nove outras jornalistas paraibanas identificaram fotos suas que foram usadas na mesma plataforma, dentre elas Fernanda Albuquerque, Bruna Borges, Ana Beatriz Rocha, Amy Nascimento, Beatriz Freire, Dani Fechine e Zuila David.

23 maio 2024

Governo Milei promove censura e apaga redes sociais e sites de comunicação pública: FENAJ solidariza-se com os jornalistas argentinos

             



Em mais um ataque contra a classe trabalhadora, a comunicação pública e à nossa categoria, o governo de extrema direita de Javier Milei, na Argentina, apagou arbitrariamente as redes sociais e canais digitais da Radio Nacional e da TV Pública, as principais plataformas jornalísticas de comunicação pública do país.

A partir das comissões internas formadas pelas trabalhadoras e trabalhadores desses veículos, o Sindicato de Prensa de Buenos Aires (SiPreBa) denunciou esse flagrante ato de censura, caracterizado por uma intervenção sem a anuência do Congresso Nacional argentino.

Em março, o governo Milei anunciou o fechamento da Agencia Nacional de Notícias e Publicidade Télam, fundada há quase 80 anos e que é o principal órgão de comunicação público da Argentina, responsável por abastecer centenas de veículos locais por meio de serviços jornalísticos em texto, áudio, vídeo e fotografias.

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) mantém sua irrestrita solidariedade às e aos jornalistas argentinos e permanecemos ao lado da Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (FATPREN) em sua defesa da comunicação pública e o livre exercício do jornalismo.

Brasília, 22 de maio de 2024

03 maio 2024

Nota de Solidariedade - Jornalista Ulisses Aparecido Barbosa



O  Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba vem a público se manifestar em solidariedade ao jornalista Ulisses Barbosa, vítima de um espancamento brutal na noite de 1º de maio na Praça da Paz, no bairro dos Bancários em João Pessoa-PB. O comunicador tentou evitar que uma mulher trans fosse agredida e acabou virando o alvo de sete marginais. Ulisses foi atingido por uma pedrada na cabeça e ainda teve quebrados o maxilar e três costelas.

Internado no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, ele precisa de doações de sangue e apelamos aos companheiros e companheiras para que compareçam ao Hemocentro e ajudem, desta forma, na recuperação de Ulisses.

Também cobramos das autoridades que façam funcionar os mecanismos já disponíveis para proteger a população, já que existe um posto da Guarda Municipal na Praça da Paz, onde aconteceram as agressões. 

Há câmeras que tenham registrado o fato? por que as imagens ainda não vieram a público? Os agressores precisam ser identificados e presos.

Ao mesmo tempo em que nos colocamos ao lado do colega espancado, também defendemos o direito coletivo de ir e vir em segurança, ainda mais numa data tão emblemática como o Dia do Trabalhador(a), quando o crime foi cometido.

A DIRETORIA




       




25 abril 2024

CUT-PB discute mobilização para a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’

Sindjor-PB participa de planejamento para a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’, que acontece no próximo dia 22 de maio




Por Jorge Galdino – Jornalista

Deliberado no Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), ocorrido em outubro de 2023, a ‘Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília’ está marcada para o dia 22 de maio e deverá reunir milhares de trabalhadoras e trabalhadores na Esplanada dos Ministérios. 


Um dos objetivos da mobilização é apresentar ao presidente Lula e ao Congresso Nacional uma agenda que garanta o pleno emprego, melhores salários e desenvolvimento econômico e social para o país. 

14 abril 2024

Sindjor-PB e prefeitura de João Pessoa discutem demandas dos jornalistas

Conversas foram iniciadas com o prefeito Cícero Lucena e com o secretário de comunicação, Janildo Silva. Em pauta, reconstrução da sede do Sindicato e demandas da categoria

 


Por Jorge Galdino – Jornalista

O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), Land Seixas de Carvalho, iniciou as conversas com a prefeitura de João Pessoa para tratar de assuntos demandados pelos jornalistas do quadro funcional municipal e para discutir pautas do sindicato, na fase de reconstrução da sede da entidade depois das ações de arrombamento, depredação e furtos promovidos por meliantes que destruíram o mobiliário, documentos, instalações elétricas e subtraíram equipamentos.

12 abril 2024

Câmara Municipal de Sapé aprova ‘voto de aplausos’ pelo Dia do Jornalista

 

A propositura foi do vereador Abraão Júnior e foi aprovada por unanimidade. Vereador destacou a importância dos jornalistas profissionais para a democracia e no combate à corrupção


 

Por Jorge Galdino – Jornalista

A Câmara Municipal de Sapé aprovou, na manhã do último dia 9, um voto de aplausos para os jornalistas profissionais. A propositura do vereador Abrão Júnior (MDB) foi apresentada no plenário do legislativo sapeense na 11ª Sessão Ordinária do 1º Período Legislativo e aprovada por unanimidade.

08 abril 2024

Sindicato dos Jornalistas da Paraíba intensifica posicionamento a favor do diploma de jornalista

Presidente diz que essa é uma luta antiga do Sindicato e da Fenaj e convoca a categoria para lutar pela valorização da profissão


* Por Fernando Patriota - Jornalista

A Proposta de Emenda Constitucional nº 206/2012, que versa sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão tem sido objeto de intenso debate na sociedade brasileira. Nesse contexto, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) ratificou e intensificou seu posicionamento de forma clara e contundente em apoio à proposta, em prol da valorização da formação acadêmica e da garantia da qualidade e ética na comunicação. Uma ampla campanha nacional em favor da obrigatoriedade do diploma de jornalista está sendo coordenada pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com apoio de todos os Sindicatos de Jornalistas do País.

TV SINDJOR-PB

TV SINDJOR-PB