31 julho 2024

Conselho Superior da Defensoria Pública escolhe Inise Machado como nova ouvidora-geral

O Conselho Superior da Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) elegeu nesta segunda-feira (29), a jornalista e teóloga, Inise Machado de Lima, como a nova ouvidora-geral da instituição. A escolha contou com sete votos e aconteceu durante a 126ª Sessão Ordinária do Conselho. Ela assumirá o cargo para atuação no biênio 2024/2026. A posse deve acontecer em até 15 dias.

A definição se deu a partir da lista tríplice formada por representantes da sociedade civil, através dos Conselhos Estaduais de Direitos, no último dia 24 de julho. Entre os nomes que também disputavam a vaga de ouvidor-geral, estavam Jéssica Djully da Silva Bernardo, que recebeu dois votos, e Adeilson Félix da Rocha, que obteve um voto dos membros.

A defensora pública-geral da Paraíba, Madalena Abrantes, enfatizou a relevância do pleito  para atender a população necessitada que busca a instituição para a resolução de questões. “Esse foi um momento fundamental para a Defensoria, já que a escolha de um ouvidor a partir de uma lista tríplice elaborada por representantes de diversos segmentos da sociedade, demonstra a nossa preocupação em estabelecer e fortalecer uma ouvidoria externa, focada na defesa dos mais necessitados. Estamos satisfeitos com o que foi realizado até aqui. Esperamos que seja feita uma grande atuação”, destacou.

Já a nova ouvidora da instituição, Inise Machado, ressaltou a satisfação em ser conduzida ao cargo e destacou a importância do auxílio à população vulnerável assistida pela Defensoria Pública. “Para mim é um grande mérito ter sido escolhida, não só pela função em si, mas pelo reconhecimento do trabalho realizado com as pessoas vulnerabilizadas e em situação de risco. Fico honrada em poder dar continuidade ao trabalho efetuado nesta Ouvidoria e agradeço ao Conselho Superior por essa oportunidade”, destacou Inise.

Inise Machado é teóloga, jornalista, militante dos direitos humanos e possui forte atuação na assistência social aos mais vulneráveis na Paraíba. É referência em trabalhos assistenciais  junto a entidades religiosas, como pastorais e projetos sociais, e pessoas em processo de recuperação do vício em substâncias. Atualmente, é presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de João Pessoa (Comad-JP). Também integra o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR).

OUVIDORIA GERAL – O órgão coordenado pelo ouvidor-geral é o elo de comunicação entre a população assistida, os movimentos sociais e a instituição. Recebe elogios, sugestões, críticas, solicitações, reclamações, denúncias e pedidos de informação, com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços prestados e faz articulação comunitária com intuito de promover os serviços e difundir a instituição.

Por Daiane Lima com Ícaro Diniz