24 setembro 2024

CAMPANHA SALARIAL – Sindicatos negociam proposta de convenção coletiva para jornalistas da Paraíba

Reajustes salariais, direitos autorais, benefícios trabalhistas e melhores condições de trabalho estão em pauta nas negociações entre empresários e representantes dos jornalistas

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) e o Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão do Estado da Paraíba iniciaram as negociações em torno de uma proposta de convenção coletiva. A reunião aconteceu na sala de reuniões da TV Tambaú, em João Pessoa, na manhã desta segunda (23), quando os sindicatos discutiram detalhes de um acordo para restabelecer a normatização entre os jornalistas e empresários. A segunda rodada de negociações acontecerá na próxima segunda-feira (30).

Dentre os pontos discutidos na proposta estão a abrangência, que caso seja aprovado,pelas partes, terá validade em todo território paraibano; o reajuste salarial, calculado pelo índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), acumulado desde 2016, e outros pontos como trabalho noturno, adicional por dedicação exclusiva, auxílios, garantia de emprego, gratificações, fornecimento de material de trabalho, direitos autorais, defesa dos jornalistas em processos judiciais, deslocamento, hospedagem, alimentação, transporte para residência em trabalho das 23h às 5h, horas extras, registro da jornada, banco de horas, fardamento, liberação de dirigentes, dentre outros itens de interesse da categoria.

Nessa primeira reunião já foi elaborado um texto-base da proposta, que será analisado pelo sindicato para ajustes, contrapropostas e posterior submissão à assembleia geral para apreciação dos pontos discutidos. “Vamos fazer uma análise inicial, propor ajustes e posteriormente levaremos a discussão para a assembleia geral. Este é um momento de união da categoria para que tenhamos o melhor acordo possível e assim darmos início a um novo momento de retomada da luta pela valorização profissional, dignidade no trabalho e reconhecimento do trabalho dos jornalistas da Paraíba”, finalizou Land Seixas, presidente do Sindjor-PB.