Jornalista é diretora de comunicação do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba, que pelo segundo ano seguido tem dirigente premiado
A jornalista Cláudia Carvalho, editora do ParlamentoPB, conquistou o Prêmio Sebrae de Jornalismo. A premiação tem como objetivo reconhecer as melhores notícias sobre empreendedorismo e pequenos negócios, veiculadas em diferentes canais da imprensa. Cláudia também é diretora de comunicação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Paraíba (Sindjor-PB), que no segundo ano consecutivo tem diretores premiados. Em 2023, o Jornalista Severino Lopes, também diretor do Sindjor-PB, conquistou o 2º lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo com matéria que mostra o processo de produção e as novas estratégias de vendas de redes de São Bento, um importante polo têxtil do Nordeste.
Cláudia Carvalho venceu a categoria Texto do prêmio Sebrae com a matéria ‘Júlia Maranhão: na Paraíba, artesanato e educação impulsionam empreendedorismo que liberta’. (Confira matéria no final do texto).
A 11ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) aconteceu nesta segunda-feira (9), no Luzzco, em João Pessoa.
Cláudia Carvalho não pode estar presente a solenidade de entrega da premiação, pois estava acompanhando sua mãe, que está hospitalizada. Ela foi representada pela gerente de conteúdo do Sistema Opinião, Joyce Hauschild.
O Prêmio Sebrae de Jornalismo teve como novidade este ano a criação da categoria jornalismo universitário, que reconheceu a produção jornalística desenvolvida no âmbito acadêmico. Ao todo, 107 trabalhos concorreram nesta edição e os vencedores avançaram para a etapa regional da premiação. A programação da cerimônia ainda contou com a palestra “Nordeste: +Fatos e dados e – Suposições”, proferida pela executiva de contas PE/PB da Kantar IBOPE Media, Gabriela Medeiros.
O tema do 11º PSJ foi “Contribuição dos pequenos de negócios na transformação de realidades locais”. Na Paraíba, foram premiados os três primeiros colocados nas categorias de vídeo, texto, áudio, fotojornalismo e jornalismo universitário.
De acordo com o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae/PB, Mário Borba, a premiação é uma forma de incentivar e também reconhecer o trabalho da imprensa. “Aqui hoje o protagonismo é da imprensa. Seja ela televisionada, escrita, falada, e também incentivar os mais novos que estão seguindo carreiras nessa direção, com a premiação do jornalismo acadêmico”, destacou.
Por sua vez, o superintendente do Sebrae/PB, Luiz Alberto Amorim, falou que o mundo hoje vive uma convergência de multimídia e que tudo está interconectado. Nesse cenário, ele destaca que o prêmio tem um papel importante, pois estimula o profissional a estar conectado com o desenvolvimento local do município, do estado e do país.
“Estamos, hoje, premiando as melhores práticas de jornalismo. São 11 anos de uma premiação. O Sebrae é um órgão fomentador. O prêmio também é um órgão fomentador. Uma maneira de fomentar, digamos assim, a evolução da imprensa. O prêmio é a forma de estimular cada vez mais que a gente avance nessa pauta de desenvolvimento sustentável”, pontuou.
Durante a cerimônia de premiação, a executiva de contas PE/PB da Kantar IBOPE Media, Gabriela Medeiros, proferiu a palestra “Nordeste: +Fatos e dados e – Suposições”. Na ocasião, ela trouxe dados de consumo e identidade de público nordestino, como os hábitos de consumo, turismo e mídia. A programação seguiu com, uma apresentação do memorial de 11 edições do PSJ e uma homenagem do Sebrae/PB aos seus porta-vozes.
Também participaram da cerimônia de premiação da etapa estadual do PSJ (colocar as participações) o diretor técnico do Sebrae/PB, Lucélio Cartaxo; diretor de administração e finanças do Sebrae/PB Neto Franca; a gerente da Unidade de Marketing e Comunicação da instituição, Raquel Costa. Uma vez concluída a etapa estadual, os primeiros lugares de cada categoria avançam para a fase regional do PSJ, que será a responsável por selecionar os finalistas para a edição nacional do prêmio. Os pequenos negócios correspondem a 95% dos empreendimentos formais no país, representam 30% do PIB e impactam diretamente ou indiretamente 47% da população brasileira.
Confira o resultado final do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo na Paraíba:
Categoria Jornalismo em Texto:
1º lugar: Júlia Maranhão: na Paraíba, artesanato e educação impulsionam empreendedorismo que liberta (Parlamento PB)
Representante do trabalho: Claudia Carvalho
2º lugar: Empreendedorismo na Educação (Jornal A União)
Representante do trabalho: Sara Gomes
Representante do trabalho: Michelle Farias
Categoria Jornalismo em Vídeo:
1º lugar: Série ‘Raízes Urbanas – Cultivando Negócios Verdes’ (TV Correio/Record)
Representante do trabalho: Hermes de Luna e Silva
2º lugar: Crédito na Praça (TV Cabo Branco)
Representante do trabalho: Plinio Almeida
3º lugar: Quilombola, o empreender do preto na Paraíba (TV Cabo Branco)
Representante do trabalho: Silvia Torres
Categoria Jornalismo em Áudio:
1º lugar: Coletivo Anticaos (CBN João Pessoa)
Representante do trabalho: Hebert Araújo
Representante do trabalho: Lukas Santiago
3º lugar: Guardiãs da Renda Renascença (Rádio Tabajara)
Representante do trabalho: Vanessa Queiroga
Categoria Fotojornalismo:
1º lugar: Programa garante sustento para comerciantes de CG (Jornal A União)
Representante do trabalho: Júlio Cézar Pereira Peres
2º lugar: Turismo resgata dignidade de ribeirinhos na capital (Jornal A União)
Representante do trabalho: Roberto Guedes Pereira Arnaud
Representante: Juliana Santos
Categoria Jornalismo Acadêmico
1º lugar: Tecendo Sonhos Reais (Universidade Federal da Paraíba)
Representante: Vanessa de Sousa Polary
2º lugar: Sereias da Penha: A arte de transformar mulheres (Universidade Estadual da Paraíba – UEPB)
Representante: Emilly Dantas
3º lugar: Empreendedorismo Jovem: Uma jornada de aprendizado e desafios (Universidade Federal da Paraíba)
Representante: João Pedro Gomes Coelho
Leia abaixo o texto premiado pelo Sebrae:
Da Redação do Sindjor PB com texto do Parlamento PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário