20 setembro 2024

Fenaj retoma emissão da Carteira Nacional de Jornalista

O documento de identificação pessoal e profissional volta com novo fornecedor. Confira novos valores, prazos e forma de solicitação

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) retomou a emissão da Carteira Nacional de Jornalista no último dia 16. O documento de identificação profissional, criado pela lei nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982, está sendo produzido por um novo fornecedor, a empresa Valid, que está dando prioridade à emissão das carteiras já solicitadas e pagas pelos jornalistas junto aos Sindicatos durante o período em que a emissão estava suspensa.

A FENAJ parou de confeccionar carteiras no dia 13 de abril deste ano devido a necessidade de modernização do sistema de emissão do documento, do desligamento do servidor internacional de armazenamento de dados e da quebra quase que unilateral do contrato com o fornecedor anterior, que não se mostrou disponível a fazer a compatibilização do novo sistema com o dele.

Presidenta da FENAJ, Samira de Castro

“Mesmo com a pausa na confecção das carteiras, os sindicatos continuaram a recolher pedidos, resultando em uma demanda reprimida elevada. Portanto, será dada prioridade na emissão dessas carteiras que já deveriam ter sido entregues”, explica a presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

Reajuste

A substituição da empresa e os novos processos de emissão exigiram acréscimo no valor de produção/envio das carteiras. A Federação vem mantendo congelados desde 2019 os valores para a emissão dos documentos nacional e internacional de identificação, mesmo tendo havido crescimento das despesas ao longo desses cinco anos.

Diante da nova realidade, a Diretoria Executiva aprovou a aplicação de reajuste de 25% para a Carteira Nacional e de 25,45% para a Carteira Internacional (percentuais menores que a inflação acumulada do período), ficando os preços assim fixados:

Carteira Nacional

• Preço para jornalistas não sindicalizados – R$ 500,00 (Quinhentos reais)
  • Desconto de 75% para jornalistas sindicalizados e em dia com seus sindicatos – R$ 125,00 (Cento e vinte e cinco reais).
  • Emitida somente para jornalistas sindicalizados e em dia com seu sindicato – E$ 69 (Sessenta e nove euros).

Os novos valores já estão em vigor desde o dia 16 de setembro. Carteiras solicitadas anteriormente e ainda não entregues não terão taxa alterada. A carteira da FENAJ tem validade de três anos e a da FIJ, de dois anos.

Como solicitar

Os sindicalizados ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) devem primeiramente atualizar o cadastro através do formulário on-line. O recadastramento é importante para atualizar os dados pessoais e profissionais, inclusive os que irão constar na nova carteira.

Faça AQUI seu recadastramento.

Após o recadastramento, o interessado deve entrar em contato pelo WhatsApp (83) 9.2000-5199 ou (83) 9.9110-9610, fazer a solicitação do documento e pagar o valor correspondente à carteira solicitada (nacional ou internacional).

Detalhes da fotografia e assinatura

Para fazer a carteira, a fotografia precisa ser recente (não mais de 6 meses), formato 3 X 4, com corte próximo à cabeça e no alto dos ombros, de forma que a face tome 70% a 80% da foto. No caso de fotografia digital, deve ter resolução de 300 a 400 DPIs e se impressa vir em papel de alta qualidade, além de estar em fundo branco. Outros detalhes da foto são o foco nítido, olhar direto para a câmera, tom natural da pele, sem sombras ou brilho.

Para quem usa óculos, evitar fotos com reflexo na lente ou com lentes coloridas. Os óculos devem permitir que se veja os olhos. Chapéus e outros adereços que cubram a cabeça só serão aceitos por motivos religiosos. Em formulário gerado via internet, a digital e a assinatura serão coletadas.

Documentação exigida

É exigida a apresentação/envio dos seguintes documentos PARA CARTEIRA NACIONAL: RG; CPF; CTPS (página da foto/verso e do registro profissional); Diploma do Curso de Jornalismo – frente e verso (exceto para repórter fotográfico, cinematográfico, diagramador, ilustrador ou portador de registro do STF); 01 (uma) foto3/4 (digital ou impressa), O jornalista tem que comparecer ao sindicato na emissão da primeira via para coleta de assinatura e da impressão digital.

É exigida a apresentação dos seguintes documentos PARA CARTEIRA INTERNACIONAL:  Ser sindicalizado; Carteira Nacional na validade; 01 fotos 3×4 (impressa ou digital) e formulário preenchido e assinado.

Outras informações:

A Carteira Nacional de Jornalista é o documento de identidade pessoal e profissional, válido em todo o território nacional e só poderá obtê-la o jornalista que tenha registro profissional no Ministério do Trabalho e Emprego.O documento tem validade de três anos e somente a FENAJ tem permissão para emiti-lo, por meio da Lei Nº 7.084, de 21 de dezembro de 1982.

A FENAJ autoriza o encaminhamento das solicitações das carteiras por meio dos 31 Sindicatos de Jornalistas a ela filiados. Nenhuma outra entidade, portanto, está autorizada legalmente a recepcionar documentos e emitir carteira de identidade profissional para jornalistas no país.

A profissão não possui conselho de classe regulamentado e, pelo sistema sindical brasileiro, não é permitida a existência de sindicato nacional da categoria, uma vez que as representações se dão pelos 31 Sindicatos de Jornalistas, na base, e pela FENAJ, em segundo grau.

Neste sentido, a Federação alerta os profissionais para possíveis prejuízos financeiros e, principalmente, para constrangimentos morais que venham a ser vítimas ao adquirirem carteiras sem validade, emitidas por entidades não autorizadas legalmente para tal.