08 setembro 2024

Sindicato dos Jornalistas divulga modelo de chapa oficial para eleições na próxima quinta-feira

Eleições sindicais acontecerão através em assembleia virtual com votação eletrônica. Serão eleitos dirigentes, conselheiros fiscais e membros da comissão de ética

Antônio Nunes, Land Seixas e Jorge Galdino

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) apresentou neste domingo (8) a chapa oficial eletrônica que será utilizada nas eleições sindicais que acontecerão na noite da próxima quinta-feira (12). O pleito acontecerá através de assembleia virtual que terá início às 19h30 e se estenderá até às 22h. A votação acontecerá durante o período da assembleia.

As eleições sindicais deste ano elegerão os novos dirigentes, conselheiros fiscais e membros da comissão de ética  para um mandato de três anos (2024/2027). O pleito acontecerá em chapa única, de forma virtual, depois de uma prorrogação de seis meses do mandato da atual diretoria, ocasionado por conta de sinistros ocorridos na sede do sindicato, que foi vítima de diversos arrombamentos que resultaram em furtos de equipamentos, danificação da estrutura física do prédio e destruição de mobiliário e documentos.

A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. A nova composição da chapa apresenta uma representação de jornalistas de diversas regiões do Estado, contemplando os municípios de Sapé, Campinha Grande, Picuí, Patos e João Pessoa. A representação feminina aumentou de 6 para 8, e as jornalistas estão distribuída na diretoria executiva, conselho fiscal e comissão de ética.

O link para a assembleia virtual será enviado algumas horas antes do início da reunião apenas para os associados que se habilitaram para a votação. A habilitação se deu conforme calendário eleitoral que definiu data para a adimplência com as contribuições sindicais e atualização de um cadastro básico.

Microsoft Teams

A chapa oficial poderá ser acessada durante a assembleia na plataforma Teams, da Microsoft, e todos os associados terão que ligar a câmera para possibilitar a identificação do votante. A votação ocorrerá de forma simples, momento em que cada eleitor credenciado vota primeiramente em chapa única para diretoria e conselho fiscal e depois elegem os membros da comissão de ética, que podem escolher de 1 a 6 membros.

Veja abaixo o modelo oficial da chapa com os três passos para a votação.

A comissão eleitoral informa ainda que os votantes devem prover seus equipamentos (smartphones, tablets, notebooks ou computadores), baixando o aplicativo Teams, da Microsoft, criando, caso ainda não tenham, uma conta de e-mail com o sufixo Hotmail, Outlook.com ou Outlook.com.br e entrar no mínimo uma hora antes do início da assembleia para tirar dúvidas e testar o acesso.

Ao final, o associado que compareceu à assembleia terá que enviar uma declaração para o e-mail do sindicato (redacao.sindjorpb@gmail.com) que servirá de comprovante de participação no momento do registro da ata em cartório. O modelo da declaração também será enviado aos associados.

Veja abaixo o edital eleitoral e outras informações sobre as eleições do Sindicato dos Jornalistas no link abaixo.