13 setembro 2024

Sindicato dos Jornalistas elege novos dirigentes, conselheiros e membros da comissão de ética

Chapa única encabeçada por Jorge Galdino e Antônio Nunes é eleita com 97% dos votos em assembleia virtual realizada na noite de quinta-feira

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizou assembleia virtual com votação eletrônica na noite desta quinta-feira (12) em que elegeu os novos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal e da comissão de ética. A assembleia teve início às 19h30 e se estendeu até às 22h. O formato da votação permitiu que jornalistas de todo o Estado da Paraíba votassem, resultando no comparecimento de 81,58% dos filiados aptos ao voto. A chapa única recebeu 97% dos votos válidos e 3% votaram em branco. O resultado da apuração dos votos foi divulgado alguns minutos após o término da votação.

Jornalistas Antônio Nunes, Land Seixas e Jorge Galdino

A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. É a primeira vez em 65 anos de existência do Sindicato que um jornalista fora do eixo João Pessoa / Campina Grande consegue chegar à presidência da entidade, representando e fortalecendo o jornalismo de Sapé e do interior da Paraíba na representação da classe. “Agradeço, em nome de todos os integrantes da chapa, a confiança em nossas propostas e o alto índice de comparecimento na votação, isso só aumenta a responsabilidade em retribuir tamanha honra, representar o jornalismo da Paraíba e trabalhar para unificar, dignificar e valorizar todos os jornalistas profissionais, além do desafio de restaurar nosso sindicato tão abalado pela pandemia e pelos diversos sinistros criminosos que sofreu nossa sede”. O trabalho e a luta só estão começando”, disse Jorge Galdino.

A nova composição é uma representação de jornalistas de diversas regiões do Estado, contemplando os municípios de Sapé, Campinha Grande, Picuí, Patos e João Pessoa. A representação feminina aumentou de 6 para 8, e as jornalistas estão distribuídas na diretoria executiva, conselho fiscal e na comissão de ética.
A assembleia contou ainda com a emocionante presença virtual do atual presidente, Land Seixas de Carvalho, que participou diretamente da enfermaria do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, de onde se recupera de uma cirurgia na cabeça. O formato da votação permitiu que jornalistas votassem de hospitais, eventos políticos, sala de aula, aeroporto e até em outro país. O sigilo do voto foi garantido e a presença virtual foi validada na plataforma de videoconferência e através de declarações de participação enviadas através de e-mails pessoais dos votantes.

A assembleia foi conduzida pelo Jornalista Paulo César Gomes Cabral, atual secretário geral do Sindicato, e pela comissão eleitoral composta por Tony Sérgio Rodrigues Cavalcante e Fabiano Galdino de Souza (do Sindicato dos Correios) e pela jornalista Ana Lúcia Lustosa de Queiroz. A posse da nova diretoria, conselho fiscal e comissão de ética está marcada para o próximo dia 12 de outubro. "O Sindjor-PB realizou com sucesso, nesta quinta-feira (12), eleições para diretoria executiva, conselho fiscal e comissão de ética através de assembleia virtual, que aconteceu das 19h30 às 22h. O processo de votação foi muito tranquilo e 97% dos associados votaram na chapa única, e três por cento votaram em branco.  Minhas congratulações à chapa eleita e encabeçada pelos colegas jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, da cidade de Campina Grande, ao conselho fiscal e à nova comissão de ética para o triênio 2024-2027.  A chapa vencedora “Linha Independente” é uma chapa renovada e composta por jornalistas capacitados e qualificados que, com certeza, somente vai trazer melhoramentos para nossa categoria e instituição.  Agora, o melhor está por vir e vamos aguardar o dia da posse.", disse Paulo César.

Tony Sérgio, Fabiano Galdino e a jornalista Ana Lustosa

A comissão eleitoral conduziu todo o processo eleitoral com isenção e agilidade, garantindo o cumprimento dos prazos e toda a legalidade das eleições. “Recebemos o convite da diretoria do Sindjor-PB para a condução do processo eleitoral do sindicato, acompanhamos todo o processo, a documentação que nos foi entregue, a lista de eleitores aptos ao voto e a relação dos membros da chapa. O processo foi conduzido com tranquilidade e rapidez. A comissão eleitoral reuniu e analisou toda a documentação e, após a avaliação, declara que todo o processo correu seguindo os tramites legais. Parabenizo a recém-eleita chapa ‘Linha Independente’ e desejo que construa um sindicato forte para o próximo período.”, disse Tony Sérgio, secretário geral da CUT-PB e do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (SintectPB).

Já Fabiano Galdino de Souza destacou a transparência e participação que marcaram o pleito eleitoral. “Aceitamos a tarefa de conduzir o processo eleitoral deste sindicato porque sabíamos que tudo ocorreria com transparência, participação dos sindicalizados e compromisso da chapa inscrita para o pleito. Assim, os associados se mantiveram informados sobre o compromisso dos integrantes da chapa e votaram democraticamente para eleger a direção do sindicato e os membros da comissão de ética.”. Fabiano é secretário de anistia e defesa do emprego do SintectPB.

"Agradeço o convite para compor a comissão eleitoral, torço pelo sucesso dos dirigentes eleitos e desejo uma pronta recuperação ao atual presidente Land Seixas, que se recupera de um cirurgia.", finalizou a jornalista Ana Lustosa.

Veja abaixo a composição da chapa eleita:
             DIRETORIA  EXECUTIVA
MEMBRO DA COMISSÃO DE ÉTICALUIZ GONZAGA LUNA DE ARAÚJO JÚNIOR
MEMBRO DA COMISSÃO DE ÉTICAMISAEL NÓBREGA DE SOUSA
MEMBRO DA COMISSÃO DE ÉTICATATIANA BRANDÃO ROCHA

Veja abaixo a apuração dos votos:

Conheça o perfil de cada membro eleito no link

Da Redação do Portal GPS com informações do Sindjor-PB.