16 outubro 2024

Jornalistas da Paraíba decidem termos da convenção coletiva em assembleia geral na noite desta quinta-feira

Banco de horas, reposição de perdas salariais, reajuste salarial e período de duração da convenção serão alguns dos pontos a serem discutidos e deliberados na assembleia

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizará, na noite desta quinta-feira (17), uma assembleia geral com a categoria para discutir e deliberar sobre os termos da convenção coletiva de trabalho dos profissionais que trabalham nas empresas privadas de comunicação no Estado da Paraíba. O texto-base do documento vem sendo discutido entre representantes do Sindjor-PB e do Sindicato das Empresas Jornalísticas de Rádio e Televisão do Estado da Paraíba e agora será colocado para deliberação da categoria.

Foram cinco reuniões entre os dirigentes sindicais que discutiram pontos como a implantação de banco de horas, reposição de perdas salariais, reajuste salarial e o período de duração da convenção, que poderá ser de um ou dois anos, conforme aprovado pela categoria. O documento traz outros pontos como férias, 13º salário, trabalho noturno, adicional por dedicação exclusiva, auxílio funeral, direitos autorais, direito de divulgação, dentre outros.

A assembleia será aberta para filiados e não filiados ao sindicato, e acontecerá através da plataforma Microsoft Teams, às 19h desta quinta-feira (17). O link de acesso à assembleia será disponibilizado a partir das 18h (uma hora antes da reunião) e será enviado pelo WhatsApp e e-mails dos filiados, e ainda no App e no site do sindicato (www.sindjorpb.org.br). O edital de convocação foi divulgado no Diário Oficial do sindicato, site institucional, redes sociais e no Jornal A União desta quarta-feira (16).

Clicando neste banner no site do Sindjor-PB
você terá acesso ao link da assembleia

A recomendação é de que todos baixem o aplicativo Microsoft Teams nos smartphones, criem contas de e-mail (hotmail ou outlook - para os que não tiverem contas nesses e-mails) e façam testes antes da assembleia. Quem optar por computadores, tablets ou notebooks terão que providenciar e/ou testar microfones, câmeras e o acesso à plataforma. Quem não tiver cadastro no sindicato e quiser o envio do link direto por WhatsApp ou e-mail, poderá solicitar através de mensagem enviada para o WhtsApp (83) 9.2000-5199, ou enviar e-mail para redacao.sindjorpb@gmail.com solicitando o link.

As negociações não geraram nenhum acerto prévio entre as partes, assim, as decisões serão tomadas pela categoria na assembleia e, dependendo do resultado da votação, será realizada uma última reunião entre os sindicatos para o ajuste final no texto do documento. “Nosso papel nas negociações foi de contestar, propor, ajustar, ponderar, mas deixamos a decisão final para a categoria, que terá o poder soberano de aprovar ou rejeitar o texto. Assim, esperamos a participação expressiva da categoria na assembleia para que o resultado seja representativo, e a maioria definirá os rumos da convenção coletiva. Espero que todos providenciem as ferramentas e os requisitos necessários ao acesso à plataforma Microsoft Teams, para que não aconteçam problemas de conexão.”, finalizou Jorge Galdino, presidente do Sindjor-PB.