18 julho 2024

NOTA DE REPÚDIO - Agressão a Cacá Ramalho

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA

NOTA DE REPÚDIO

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) repudia o tratamento dado ao jornalista Cassiano Lacerda Ferreira, mais conhecido como Cacá Ramalho, pelos proprietários do Supermercado Melo ao tentar impedir que o profissional realizasse matéria jornalística no estabelecimento, situado no Centro da cidade de Cajazeiras.

Ao ser impedido de trabalhar na profissão que ele sempre abraçou, Cacá ainda foi acusado pelos proprietários de estar alterado e perturbado, atrapalhando o atendimento aos clientes daquele ponto comercial.

Além do constrangimento no exercício da profissão, foi expulso do Mercado, conduzido coercitivamente em viatura policial,  ameaçado de ser agredido fisicamente e de ser algemado ao ser conduzido para a Delegacia local, como se fosse um criminoso perigoso, envergonhando dessa forma, um trabalhador que estava apenas tentando realizar o seu trabalho.

Diante disso, a entidade que congrega os jornalistas denuncia e solicita urgentemente às autoridades competentes daquele município, que seja feita justiça através de medidas legais para que fatos dessa natureza não mais se repitam.

A DIRETORIA

06 julho 2024

Nota de Pesar – Jornalista Onaldo Mendes

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA - SINDJOR-PB

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) lamenta o falecimento do jornalista Onaldo Mendes, que ocorreu na tarde desta sexta-feira, 5, de morte natural em casa, aos 76 anos.

Onaldo era presidente do Clube do Feijão Amigo, membro da Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores de Turismo na Paraíba (Abrajet/PB) e da Associação Paraibana de Imprensa (API).

No final da década de 70, início da década de 80, ele era um dos principais produtores culturais de João Pessoa, trazendo para a capital paraibana shows memoráveis de Zé Ramalho e Amelinha, Elba Ramalho, Fagner, Dominguinhos, entre outras estrelas da Música Popular Brasileira.  Onaldo enveredou também pelo jornalismo, mais precisamente na área do turismo.

Nesse momento de luto, expressamos nosso profundo pesar, na certeza de que o exemplo, as lembranças e o legado ficarão para servir de referência para familiares, amigos e profissionais da área.

01 julho 2024

Prazo de inscrições para o ‘Prêmio Afrafep de Educação Fiscal’ é prorrogado até o dia 5 de julho

Devido à instabilidade no portal da Associação dos Auditores Fiscais do Estado da Paraíba (Afrafep) nos últimos dias, o prazo das inscrições para concorrer à 8ª edição do ‘Prêmio Afrafep Educação Fiscal 2024’ foi prorrogado até o dia 5 de julho em vez do prazo previsto inicialmente pelo regulamento, que seria nesta sexta-feira, 28 de junho. Com a prorrogação, os projetos das instituições e as matérias jornalísticas poderão ser publicados até o dia 5 de julho, que estarão valendo para concorrer aos prêmios.

13 junho 2024

NOTA DE PESAR - Jornalista Almir Serrano Veloso

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDJOR-PB

NOTA DE PESAR

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) lamenta o falecimento do jornalista e radialista ALMIR SERRANO VELOSO, na manhã desta quinta-feira, 13.

Natural de Mamanguape-PB, Almir apresentou durante 6 anos o programa Paraíba Debate, na Rádio Tabajara FM e foi professor do Estado e da Prefeitura de João Pessoa, jornalista, músico e militante político.

Desde 2012, Almir Serrano vinha com a saúde muito debilitada, período em que, inclusive, chegou a ter um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O velório está sendo realizado na funerária Rosa de Saron, no Centro de João Pessoa-PB.

Neste momento de luto dos familiares, amigos e colegas, o Sindjor-PB manifesta os votos de pesar, lamentando a perda do profissional, pai e marido.

Sindjor-PB emite Nota de Repúdio contra ataques ao jornalista Geovanne Santos

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA PARAÍBA – SINDJOR-PB

NOTA DE REPÚDIO

Existem duas premissas fundamentais para a democracia: a livre atuação política e a liberdade de expressão. Lutamos por décadas e conquistamos um pleno estado democrático de direito em nosso país, com um parlamento eleito pelo voto dos cidadãos e uma imprensa livre. Mas toda liberdade demanda respeito e responsabilidade!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB), mais uma vez torna público todo o repúdio aos constantes ataques a jornalistas, desta vez na forma de pronunciamento proferido pelo vereador Rostand Paraíba (PP), que atacou verbalmente o profissional Geovanne Santos, chamando-o de “canalha”, durante seu discurso inflamado na Câmara de Vereadores de Campina Grande-PB, envergonhando a classe política, desrespeitando a Casa do Povo e agredindo a livre atuação jornalística.

A falta de decoro tem que ser apurada e punida pela Mesa Diretora e pelo Conselho de Ética da Câmara Municipal de Campina Grande, pois, pior que o desrespeito ao cidadão com palavreado de baixo calão de um representante do povo, é o ataque rasteiro ao trabalho da imprensa.

A imunidade parlamentar e a liberdade de expressão são conquistas democráticas decorrentes de muita luta, sangue, suor e lágrimas do povo brasileiro e devem ser exercidas com liberdade e responsabilidade, contudo, nada pode justificar ataques pessoais, agressões verbais e físicas ou desrespeito a qualquer pessoa.

Quando ataques ao cidadão e jornalista são proferidos por um parlamentar, só temos a lamentar, repudiar e cobrar providências, pois nosso povo não merece ser representado de forma tão vulgar e vergonhosa.

Diante de fatos como esse de tamanho ataque aos pilares de nossa democracia, nosso mais veemente repúdio e repulsa, em nome de todos os profissionais da imprensa paraibana.

Foto: Jornalista Geovanne Santos - Campina Grande-PB